Direito de Família na Mídia
Comunidade LGBT poderá se inscrever para receber o Cheque Moradia
17/09/2015 Fonte: Agência ParáA Companhia de Habitação do Pará (Cohab) iniciou uma nova etapa do processo de emissão do Cheque Moradia, com o objetivo de ampliar o acesso de grupos específicos à política habitacional do Estado. Na última terça-feira (15), a coordenação do programa esteve reunida com representantes da Gerência de Livre Escolha e Opção Sexual (Glos), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), no auditório do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém, para detalhar os procedimentos necessários à obtenção do benefício e o uso adequado dele. A ideia é estabelecer uma parceria que assegure também às famílias homoafetivas o direito à moradia digna.
O primeiro passo nesse sentido será dado nesta quinta-feira (17), com a abertura do processo de inscrição para emissão do Cheque Moradia a esse segmento. A diretora do Programa Cheque Moradia, Ana Célia Cruz, esclareceu as dúvidas de algumas famílias chamadas a participar da reunião, juntamente com técnicos das áreas social e de engenharia da Cohab. Antes de se inscreverem, na Cohab, as famílias passarão por um processo de triagem na Sejudh.
Segundo Ana Célia, esse atendimento está alinhado à diretriz do governo estadual que busca garantir o direito à cidadania por meio da inclusão de grupos específicos. "Esse atendimento vai ficar atrelado ao projeto coordenado pela Sejudh; à Cohab caberá cadastrar essas famílias e liberar o recurso. A coordenação da Glos tem avançado na busca de outros direitos por meio das políticas setoriais básicas. A expectativa é que 100 famílias homoafetivas sejam beneficiadas pelo programa até o fim do ano", informou. Leia mais.